Adolescentes e suas descobertas

A fase da adolescência é uma das mais importantes da vida, tanto para o jovem quanto para os membros da família. É nesta etapa do crescimento que o adolescente está construindo sua identidade e nem sempre ajuda no processo de compreensão das suas ideias e sentimentos.

Pais e adolescentes começam a se estranharem, aumentando as preocupações. A adolescência é repleta de descobertas e experiências, exigindo muita calma de ambos os lados.

É preciso entender o que leva os jovens a terem determinados comportamentos que consequentemente os distanciam da família. Alguns fatores influenciam: * a educação; * o meio externo; * o ambiente familiar e a cultura que o adolescente está inserido.

A grande maioria dos pais têm dificuldades e não sabem lidar com o turbilhão de emoções e comportamentos dos adolescentes. É muito importante que os pais entendam que os filhos crescem e junto aparecem novas descobertas…evitando assim o excesso de expectativa que a adolescência seja sempre tranquila.

A fase tão temida passa e os filhos entram no ciclo da vida adulta, mas é primordial que os jovens busquem sempre o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e o propósito que os movem.

Sigamos em frente!

Aruana Medeiros
Coach