A cilada de (tentar) ser multitarefa

Determine aonde você deseja chegar. Um bom planejamento é essencial para alcançar o seu objetivo. Estabeleça prioridades na sua vida.

Já pensou que fazer tudo ao mesmo tempo pode ser prejudicial para o todo? Entenda a cilada da mãe polvo, ou multitarefa, nesse texto da Coach de Mães Aruana Medeiros. Confira as dicas para fugir dessa cilada! Nessa nossa vida moderna de mãe acabamos abraçando o mundo, fazendo mil coisas ao mesmo tempo e não se permitindo desligar nem por algumas horas. Estou falando da mãe multitarefa, da mãe polvo que com seus tentáculos almeja abraçar tudo ao seu redor, em 360 graus (filhos, marido, casa, trabalho, pais, sogros…). Mas será que isso é saudável?

Em primeiro lugar é necessário que a mulher saiba seus limites e tenha consciência das suas forças. Assim, ela poderá avaliar o cenário e analisar a necessidade de mudança na rotina. Não é fácil ser mãe, esposa, profissional, administrar o lar e ainda cuidar de si mesma.Esse ano fiz o processo de Coach de Mães com uma cliente que não conseguia curtir a família, ela afirmava que precisava dar conta de tudo. Os finais de semana eram o período que a família tinha mais horas livres para estarem juntos deitados no sofá assistindo um filme, brincando com as crianças, tomando um café com mais tranquilidade… Mas essa mãe polvo acordava até aos sábados num ritmo acelerado. Ao se levantar já ia arrumando a cama, tirando o lixo do banheiro, ajeitando a cama das crianças pequenas e a louça do café não podia esperar um pouco que fosse dentro da pia. O dia já iniciava aceleradíssimo! E ao mesmo tempo conversava com as crianças, fazia as ligações necessárias e até a lista do mercado. Sabe tudo junto e misturado? 

Depois de organizar tudo, então ela se permitia dar atenção exclusiva para os filhos, mas neste momento do dia o cansaço já estava presente.

Fazer tudo ao mesmo tempo pode ser prejudicial para o todo!

Esta cliente estava tentando abraçar o mundo, mas ela não se deu conta do tamanho dos seus braços e dos seus valores e crenças. Com o coaching ela descobriu que pode realizar suas tarefas sem angústia, cansaço e ainda com tempo para ficar com a família com a qualidade que seus filhos merecem. Vou deixar algumas dicas no final do texto.

Vivemos um momento de vida onde sempre temos coisas para resolver, são mil tarefas e a agenda sempre lotada. Talvez seja a hora de desacelerar para uma vida mais tranquila e harmoniosa. Deixarmos de ser mãe polvo para ser mãe feliz e realizadas. Isso é possível?

Equilibrar a carreira e a vida pessoal não é uma tarefa simples, é necessário muito comprometimento e força, mas é possível. Algumas dicas para não cair na cilada da mãe multitarefa:

• Determine aonde você deseja chegar. Um bom planejamento é essencial para alcançar o seu objetivo.

• Estabeleça prioridades na sua vida.

• Organize seu tempo de forma eficaz. Priorize as atividades mais importantes e indelegáveis.

• Aprenda a delegar. Isto evita a sobrecarga!

• Leve a vida mais leve, sem cobranças… mulheres perfeitas não existem. 

• Tente separar um horário de acordo com a sua disponibilidade de tempo para se cuidar.

• Cuidado com os sabotadores!

Aruana Medeiros
Coach